Título
Guia de Plantas Flores no Campo Rupestre Vol. II
Ano
Páginas
128
Editora
País
Estado
Domínio Fitogeográfico
Vegetação
Relacionamento
Descrição
De consulta fácil e didática, o guia é separado por cores, o que facilita a leitura. A ideia é que o leitor possa levá-lo durante passeios ou caminhadas pela região para reconhecer as plantas do local. Esse trabalho chama atenção para a importância da flora dos campos rupestres.
Destacam-se nos campos rupestres flores como sempre-vivas, arnicas, vellozias, lípias, orquídeas e bromélias de várias espécies, colorindo de amarelo, vermelho, rosa, lilás e branco a vegetação da região.
Vegetação no Quadrilátero Ferrífero
O Quadrilátero Ferrífero está localizado na região centro-sul de Minas Gerais. Lá, existe um mosaico de rochas - litotipos, na linguagem técnica -, e a cobertura vegetal varia de acordo com eles: sobre filitos encontramos as matas, sobre xistos o Campo Cerrado e Campo Sujo e sobre quartzitos e formações ferríferas os Campos Rupestres. Todos eles são formados por plantas típicas, singulares e que geram grande beleza cênica, o que torna estimulante um passeio focado na vegetação e nos diferentes tipos de cobertura vegetal observados
Descrição
Este Guia de Plantas – Flores no Campo Rupestre – Edição Parques de Minas Gerais reúne algumas das espécies encontradas em dez Unidades de Conservação em 2019, no “Estudo botânico de espécies de interesse para a conservação em áreas protegidas”. A escolha destas 100 espécies, que podem ocorrer também em outros locais, contemplou aquelas que ainda não haviam sido apresentadas nos dois volumes anteriores, publicados pela Vale, sobre as plantas de Campo Rupestre encontradas em estudos recentes (Vale S.A./Bioma Meio Ambiente, 2018; 2020).