Título
Heliconiaceae: a família da helicônia
Coleção
Descrição
Visando apresentar ao público informações sobre a diversidade de espécies do Arboreto, com detalhes sobre as famílias vegetais aqui cultivadas, elaboramos este volume dedicado à família Heliconiaceae. Para cada espécie, fornecemos informações como nome popular, nome científico, distribuição no Brasil e no mundo, dados fenológicos (floração e frutificação), comentários sobre utilidades e conservação, localização no Arboreto e fotografias.
A ordem Zingiberales reúne plantas conhecidas por seus variados usos, incluindo a família Heliconiaceae, que se destaca pela utilização de suas espécies em projetos de paisagismo e arranjos florais. Entre os exemplos mais populares estão o pássaro-de-fogo e a bananeira-do-brejo.
A família Heliconiaceae é composta por espécies geralmente herbáceas, muitas das quais são representativas da flora brasileira, como o bico-de-tucano, a sororoquinha e a helicônia-asa-de-arara. Apresenta ampla distribuição geográfica, concentrando-se principalmente em regiões tropicais. No mundo, a família inclui cerca de 210 espécies, todas pertencentes a um único gênero (Heliconia). No Brasil, são registradas 28 espécies, das quais 25 são nativas e quatro são endêmicas.
No Arboreto, até o início deste estudo, a família era representada por 42 espécies de Heliconiaceae. No entanto, após o presente inventário, foram reconhecidas 13 espécies, todas pertencentes ao único gênero da família. A redução no número de espécies registradas pode ser atribuída a fatores como morte natural, doenças ou revisão taxonômica.
Com seu grande potencial ornamental e ampla presença na flora tropical, as espécies de Heliconiaceae representam uma importante contribuição para o paisagismo e a conservação. Este volume busca divulgar o conhecimento sobre a família, incentivando sua apreciação e uso responsável, além de destacar sua relevância ecológica e estética nos ambientes tropicais.
Autoria
Fernanda Ribeiro de Mello Fraga | João Marcelo Alvarenga Braga | Luiza John Teixeira | Marcus A. Nadruz Coelho
Edição
1
Ano
Páginas
22